Copenhague vai ganhar ecovila inspirada nos objetivos sustentáveis da ONU

13/02/2019 | Postado por: WSI Events

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) serviram de inspiração para a criação de uma vila ecológica ao sul de Copenhague, na Dinamarca. Dois escritórios de arquitetura se uniram para criar a ecovila com 35 mil metros quadrados e 400 residências. A UN17 Village será o lar de 830 pessoas, incluindo idosos e crianças e deve começar a sair do papel ao final do ano.

O projeto prevê a construção de cinco quarteirões de moradias, que serão erguidos com concreto, madeira e vidro reciclados. O objetivo dos dinamarqueses é estabelecer novos parâmetros de sustentabilidade na construção civil. A expectativa é de que o condomínio seja concluído em 2023.

Em 2014, Copenhague recebeu o título de Capital Europeia Verde. O município almeja neutralizar suas emissões líquidas de carbono até 2025.

Sustentabilidade

Um dos conjuntos de prédios da UN17 Village foi projetado para produzir mais energia do que o necessário, com o intuito de distribuir a corrente elétrica e aquecimento para outros edifícios. O complexo como um todo, incluindo os apartamentos individuais, está sendo pensado para ter resiliência às mudanças climáticas, com áreas verdes que vão compensar a perda de vegetação e de biodiversidade associada ao crescimento urbano.

Estruturas de coleta da chuva permitirão reaproveitar 1,5 milhão de litros de água por ano. A água será tratada e poderá ser usada no banho e em lavabos. O aquecimento da água será feito por meio de energia geotérmica e painéis solares. Cada prédio terá um jardim no telhado.

Comunidade

O projeto terá três mil metros quadrados de áreas comuns para os residentes e outras pessoas, além de um centro de conferências e um restaurante orgânico. Estufas, hortas e instalações para o compartilhamento de alimentos vão produzir comida suficiente para o fornecimento de 30 mil refeições ao ano.

Como parte de seu compromisso em enfrentar a pobreza, os escritórios responsáveis pelo empreendimento vão oferecer cem vagas de trabalho para profissionais sem capacitação. Os arquitetos vão chamar as empreiteiras e construtoras a incluir esses indivíduos em suas equipes.

As empresas Lendager Group e Årstiderne Arkitekter foram as vencedoras de uma competição que elegeu o melhor projeto para a ecovila inspirada nos ODS.

Por assessoria de imprensa com informações de Ciclo Vivo