Diferenciais competitivos durante a crise


| Postado por: WSI Events

A pandemia pegou o mundo de surpresa. A grande maioria das empresas não estava preparada para enfrentar um período tão longo de dificuldade como estamos vivendo. Cada setor sentiu os impactos de forma diferente, mas é unânime o fato de que alguns diferenciais têm sido fundamentais para superar esse momento.

Nível de dívida

De acordo com estudos, a maioria das empresas que fecham por causa da queda da demanda provocada por uma crise estavam altamente alavancadas. Para acompanhar os pagamentos, as empresas com mais dívidas são forçadas a cortar custos de maneira mais agressiva, geralmente por meio de demissões, perdendo produtividade e encarecendo o custo do capital quando necessário.

Tomada de decisão

A descentralização foi associada a um desempenho relativamente melhor para empresas que enfrentam um ambiente mais difícil durante a crise, relataram pesquisadores da Universidade de Harvard. Eles também perceberam que os benefícios da descentralização desapareceriam à medida que as condições econômicas melhorassem. Mas pontuaram que as incertezas de uma recessão requerem experimentação, o que significa que decisões sejam tomadas por toda a organização.

Força de trabalho

Durante um período de retração de demanda é importante ter um olhar que vá além da redução do quadro de funcionários. Empresas que emergiram da crise de forma mais forte dependeram menos de demissões para cortar custos e se apoiaram mais em melhorias operacionais. Isso porque demissões não são apenas prejudiciais para os empregados, mas também são caros para as empresas, já que contratação, treinamento e assertos podem ter um custo alto.

Transformação digital

Durante a crise financeira de 2008, o nível de emprego caiu drasticamente, como era esperado. Mas na recuperação econômica que se seguiu, apenas alguns empregos se recuperaram. De acordo com o trabalho de pesquisa do professor de finanças de Wharton, Nikolai Roussanov, esse fenômeno se correlaciona com a adoção tecnológica por algumas empresas durante a economia em baixa. Essa transformação digital pode trazer novas possibilidades, diminuindo custos e aumentando a produtividade.

Fonte: Harvard Business Review

Tags:

  • Notícias Relacionadas


    Efeitos COVID-19


    | Postado por: WSI Events

    Tags:

  • Como cada país está agindo para manter os empregos na construção


    | Postado por: WSI Events

    Tags: