Um trabalho desenvolvido na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB), em uma disciplina voltada para o uso da madeira na arquitetura, uniu a Madeira Laminada Cruzada (CLT) ao sistema modular para a construção de um condomínio de edifícios de três pavimentos para a cidade de Serrambi, em Pernambuco.

Os arquitetos Ailton Cabral Moraes e Julia Costa Gonçalves, alunos da disciplina, elaboraram o projeto do “Residencial C-29”, que contempla o condomínio de edifícios cujas estruturas são feitas de madeira laminada cruzada.

O arquiteto explica que a proposta foi para a elaboração de projetos para diferentes regiões do Brasil, sendo que a escolha do terreno ficava ao critério de cada equipe. Apesar de não existir um cliente “real”, o objetivo era fazer um projeto o mais “próximo do real possível”.

Foram utilizadas todas as informações verdadeiras para desenvolver o projeto, com o tamanho do edifício limitado pelas normas. O pequeno condomínio de prédios de três pavimentos seria o que a legislação permitiria para a localidade.

Sobre a madeira laminada cruzada, os arquitetos levaram em consideração o transporte deste material de uma fábrica em São Paulo até o Nordeste. Por isso, a decisão para o projeto foi pelo uso de módulos tridimensionais. “Os módulos chegariam até o local do condomínio já quase prontos, para serem montados apenas no canteiro de obras”, explica Moraes. Isso também resultaria em benefícios, como rapidez na construção.

Tais módulos de CLT seriam empilhados sobre uma estrutura de concreto armado, formando os pavimentos. Posteriormente, receberiam os revestimentos externos. Cada pavimento abrigaria dois apartamentos, sendo um deles de dois quartos; o outro, de um quarto.

Moraes classifica como positiva a experiência relacionada à elaboração do projeto e à participação na disciplina de arquitetura com CLT. Depois da experiência como aluno, ele participou como professor auxiliar da mesma disciplina no semestre seguinte.

Por assessoria de imprensa com informações de Portal Madeira e Construção