Realidade aumentada na construção civil


08/06/2018 | Postado por: WSI Events

Fonte: henriquecastilho.com.br / Por: Henrique Castilho

As tecnologias estão cada dia mais presentes na construção civil. Aquilo que antes parecia impossível, hoje é essencial no mercado de construção. Falamos sobre a automação predial e como ela traz conforto, segurança e economia a nossa rotina. As impressões 3D também já estão conquistando o seu lugar. Com pesquisas avançadas o que esperamos para o futuro são grandes impressoras nos canteiros de obra. Os avanços não param por aí.

A realidade aumentada e a realidade virtual estão ganhando o mercado e se tornam ferramentas importantes para engenheiros e arquitetos. As tecnologias são testadas desde os anos 70, mas ganharam destaque na última década, junto a era dos smartphones.

Realidade virtual x realidade aumentada

É importante ressaltar que muitos acham que realidade aumentada e realidade virtual são a mesma coisa. Ambas são tecnologias recentes que oferecem uma outra percepção do lugar em que estamos, mas existem diferenças.

A realidade virtual nos permite estar em lugares que não existem, criados pelo computador. Através de aparelhos, é possível ter a sensação de estar em diversos locais. É uma simulação, porém muito realista.

Já a realidade aumentada, tecnologia que conquistou a construção civil, destaca-se a percepção sobre o mundo em que vivemos. Através de sobreposição de imagens é criada a sensação de que objetos virtuais estão presentes no mundo real. A tecnologia complementa a realidade, permitindo que exista uma outra visão do lugar em que estamos.

O uso na construção civil

Assim como outras tecnologias, a realidade virtual e a realidade aumentada chegam para ajudar a visão sobre o projeto na construção civil.

Engenheiros e arquitetos podem fazer uso dessa tecnologia em quase todas as etapas de um projeto. Por exemplo, durante a elaboração de um projeto, é possível verificar o projeto no ambiente real, fazendo verificação de dimensões e compatibilidade. Ela é uma alternativa também no caso de design de interiores: antes de montar o apartamento para visitação, por exemplo, é possível dimensionar as peças planejadas. Ou ainda melhor: é possível proporcionar aos clientes uma simulação da decoração que eles desejam para o apartamento.

Na engenharia civil, com o crescimento dos processos de BIM (Building Information Modelling), o uso de realidade interativa 3d é inevitável. Ela pode auxiliar desde a exatidão dos cálculos até a visualizar estruturas e o prédio inteiro, gerando possibilidades de ajustes e correção em estágios primários da construção.

Aplicativos de realidade aumentada

Com o avanço da tecnologia, tornou-se possível ter aplicativos de realidade aumentada na palma da mão. É o caso de diferentes apps para ios e android disponíveis hoje no mercado.

O zappar, por exemplo, alia as facilidades da realidade aumentada à mecânica de interatividade dos vídeo games. O daqri 4d oferece a opção de acrescentar storytelling as visualizações de ambiente. O aurasma, líder do setor de aplicativos de realidade aumentada, é o único que oferece a possibilidade de compartilhar a experiência com outros usuários.

Os benefícios da tecnologia na construção civil estão cada vez mais perto do usuário final e isso é ótimo. Mas lembre-se que associado a melhor tecnologia, sempre devem estar os melhores profissionais. Certifique-se de que está contratando a melhor equipe para sua construção ou reforma e divirta-se com as possibilidades que a tecnologia te apresenta.

 

Garanta a sua inscrição no maior evento de inovação e tecnologia no Brasil!

Tags:

  • Construção Civil
  • Realidade Aumentada
  • Notícias Relacionadas


    Projeto universitário cria condomínio de edifícios em módulos de CLT


    28/02/2019 | Postado por: WSI Events

    Tags:

  • Arquitetura
  • Bioconstrução é aplicada em residência no interior de SP


    26/02/2019 | Postado por: WSI Events

    Tags:

  • Construção
  • Construção Civil
  • Construção Sustentável
  • Sustentabilidade